Translate this Page
Sobre o Site
Gostou do Site?
Gostei
Não Gostei
Ficou Bom
Ruim
Precisa melhorar
Precisa Divulagar
Ver Resultados

Rating: 2.1/5 (166 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                          

 

 

 

 


 

 

 

  

 

 


2) - Histórico do Denemi (SIM)
2) - Histórico do Denemi (SIM)

    

O Início 

 

O  Departamento Nacional de Evangelização e Missões (DENEMI), nasceu  por uma necessidade de ter um órgão com a visão de abrir novas frentes de trabalho no Brasil,  com  alvos em  todos estados da Federação.

Na  18o  Convenção Nacional  realizada em Santo André - SP, no Centro Educacional Cristã, nos dias 25 a 28 de Janeiro de 1978, foram discutido o assunto e tomadas  as providências para  a criação deste órgão. Nessa Convenção presidida pelo Superintendente Rev. José Pinto de Oliveira  (In Memorian)  foi nomeado a 1a Diretoria para  ocupar os cargos vigentes da época.

 Coube ao Pr. José Garzaro Filho ocupar  a presidência, sendo ele o 1o  Diretor oficial do Denemi. Para ocupar a vice-presidência o Pr. José  Deodato  da  Silveira,  para  ocupar  o  cargo de 1o Secretário Pr. Eupídio Teixeira Soares, e 2o Secretário Pr. José Feitosa de Santana, 1o Tesoureiro Pr. Ademir Osmar dos Santos e para  2o Tesoureiro José Vicente Bezerra.

  

Pr. José Garzaro Filho – 1° Diretor 1978 a 1983

 

Primeira Diretoria do Denemi

 

            

Pr. José Deodato da Silveira        Pr.Eupídio Teixeira Soares    Pr.José Feitosa de Santana

Vice Diretor                                  Primeiro Secretário                Segundo Secretário

 

                         

                    Pr.Ademir Osmar dos Santos                                 Pr.Vicente Bezerra

                                 Primeiro Tesoureiro                                 Segundo Tesoureiro

  

Durante um período de 10 anos aproximadamente o Denemi  permaneceu com a mesma diretoria, só na Convenção Geral  de 1988, que teve as suas  primeiras mudanças e novas  reorganizações.

Nesta 20 Convenção Nacional datada  de 30 a 31 de Janeiro de 1988, na cidade de Santo André - SP presidida pelo Rev. Pedro Messias, superintendente Nacional da época  foram discutidos várias propostas das comissões.

  A comissão de Evangelismo, acatando proposta, solicitou  que o mesmo tenha um regimento interno e que esse departamento tivesse um representante em  cada região com a finalidade de arrecadar fundos para  o mesmo e instituído um sistema de carnês, criando um quadro de contribuintes associados para  ajudar  o Denemi.

Na formação  estruturais do departamento  ficou decidido que o mesmo  manteria  um evangelista  para abrir trabalhos nos Estados da Federação Brasileira que ainda não se  tenha instalado a I.C.P.B. Este departamento só responsabilizaria  pelos obreiros  por  ele envidado e sustentados por um período de 2 anos, tempo este considerado para a organização de uma igreja. Depois de discutidas as propostas e aprovadas foram feitas as eleições para ocupar os cargos vigentes dessa  época que assumiriam  o mandato por um período de 5 anos. A 2o Diretoria do Departamento Nacional de Evangelismo e Missões foi registrada em Ata da seguinte maneira: Diretor - Pr. José Garzaro Filho - Vice Diretor - Pr. Ademir Osmar dos Santos - 1o Secretário - Pr. João Batista Guimarães - 2o Secretário - Pr. José Coutinho da Silva  - 1o Tesoureiro - Pr. José Fernandes - 2o Tesoureiro - Pr. José Apolinário.

  

Pr. Ademir O. Santos – 2°  Diretor – 1989 a 1994

 

Na posse  desta diretoria , iniciaram os projeto com o dinheiro existente em caixa. Mas  a partir do ano de 1989 o Pr. José Garzaro  deixa  o Denemi e assume o seu lugar o vice diretor  Pr. Ademir Osmar dos Santos. No ano de 1990 o pastor Ademir  como  um de seus grandes alvos, foi o de poder realizar  a 1o Convenção Missionária na cidade de Aguaí - SP. Essa   Convenção foi  um grande passo para  a  I.C.P.B. No ensejo desta festa espiritual,  ficou marcada com novos  desafios e início de um avivamento missionário.  O tema foi bastante sugestivo  “Até os confins da Terra - Atos 1:8 ”. Estiveram presentes muitas caravanas de diversas partes do Brasil, acompanhado também caravanas do norte e nordeste, e uma delegação americana.  A I.C.P.B teve um impacto abrangente na área  de missões. Na cidade de Aguaí, além da cobertura da Prefeitura Municipal, estiveram várias celebridades municipais. Conta-se que nos dias do evento, estava acontecendo na mesma época um grande rodeio na cidade e é comum nesse dia acontecer  muitos acidentes  de pessoas que montam os animais e acabam quebrando pernas,  braços etc. Mas,  foi notados pelas pessoas do PS  Municipal que enquanto estava sendo realizado a Convenção Missionária  não houve nenhuma ocorrência  no PS. A  quem diga  que foi devido a invasão dos crentes naqueles 3 dias  de  festa. Mas uma coisa é certa a presença de Deus nessa festa foi marcantes, muitas pessoas foram abençoada, curadas  e batizadas com o Espírito Santo.

A partir desta Convenção Missionária, o Denemi  se propôs  a  realizar  a cada ano uma Convenção Missionária. A 2o Convenção Missionária foi realizada nos dias 13 a 14 de Junho de 1991. O jornal “Gazeta Guaçuana” publicou uma manchete no dia 13 de Janeiro sobre o trabalho e o jornal Herói da Fé  noticiou  este evento. O tema foi escolhido com o objetivo de abrir a visão e o despertamento nesta área de missões. Com o tema bem  desafiante  “Não tenha medo de ser feliz, faça missões”, o  grande evento  aconteceu no ginásio de esporte Dr. Carlos Nelson  Bueno, na cidade de Mogi Guaçu, sob a direção do Pr. Ademir Osmar dos Santos e do organizador  Ev. Agenivaldo Almeida Silva. Foram criadas 17 equipes de trabalho para que funcionasse da melhor maneira possível, em  6 meses de preparação do evento.

Vieram para  este local, centenas de pastores e obreiros  de diversas cidades do Brasil. Na escola “Francisco Antônio Gonçalves” foram formadas  com mais de 100 pastores, 2 salas de aulas, onde o Prof. Ailton G. Oliveira, ministrou sobre  “ O poder para  missões” o Pr. João Batista  Guimarães, (1o secretário do Denemi)  abordou o tema “Despertando para  missões”. Na escola Amália Bueno, 337 seminaristas tiveram aulas, no sábado pela manhã,  tarde e domingo pela manhã. Os professores que ministraram as aulas foram: Prof.  José Carlos Faria Dorta (Monte Sião), “A igreja missionária e a igreja mercenária”, Prof. Paulo Cândido, (Santo André) “Missões e Antropologia” Prof. João Evangelista Francisco ( Andradas -MG) “Despertando o ardor missionário”, Prof. Paulo Couto ( Mogi Guaçu - SP) “Nossas Responsabilidade  Missionária” , Prof. Antônio Scandiuzzi ( Santo André - SP) “Cinco atitudes para  fazer missões”,  Prof. Agenivaldo  Almeida Silva  (Mogi Guaçu - SP) “Porque devemos fazer missões”. Com esses temas mais diversos os alunos do seminário sobre missões  tiveram com  grande aproveitamento  uma nova visão da obra missionária e muitos receberam  o chamado para  a obra de missões e motivados  a futuros obreiros no campo missionário. Nos dias de Convenção no Ginásio de Esporte Dr. Carlos Nelson Bueno aconteceu um grande culto missionário com a presenças  de muitas caravanas de todos os estados do Brasil.

 No sábado a noite o Pr. José D.Bitencourtt, pregou sobre “O missionário do céu e o missionário do inferno”. No culto de domingo na parte da tarde, no encerramento da convenção mais de 20 caravanas de vária cidades da região estavam  presente, estima-se que mais de 3000 pessoas estavam presentes. O Ev. Carlos Roberto Artuso, de Piracicaba - SP pregou sobre “O Clamor Missionário”.

 

            Primeiros Missionários do Denemi - 

 

Também nessa oportunidade  o Pr. Eupídio Teixeira Soares, Pr. José Garzaro Filhos, Pr. Paulo Mesquita foram homenageados com  placa de prata por ter sido pioneiros na região sul do Estado de São Paulo e Minas Gerais. Muitas pessoas poderão  cantar e dar seus testemunhos nos  dias de convenção. Do ponto de vista de seus organizadores Pr. Ademir Osmar dos Santos e do Ev. Agenivaldo Almeida Silva, concordam certamente que a Convenção Missionária  foi uma explosão do poder de Deus em cada vida.

  

Homenagem aos   Pioneiros da ICPB no Sul - Ano de 1991

 

A partir desta convenção o Denemi, não foi mais o mesmo,  houve mudanças e mudanças para  melhor. A I.C.P.B no Brasil começou a tomar novas rumos, novas igrejas foram abertas, a partir desta convenção. No ano de 1990 o Denemi enviou o Pr. Rui Valim para  abrir o Estado do Espírito Santo abrindo uma  igreja na cidade de Viana - ES. Nesta mesma  época foi enviado um missionário  para a cidade de Claudia no Mato Grosso e Guiratinga. MTS.  Também no ano de 1990 fora dado o andamento na abertura do trabalho na República do Uruguay enviando como missionário Pr. Carlos Alberto Vicente Ferreira, sendo que mais tarde o trabalho cresceu e tendo grande desenvolvimento. Em  1992  inaugurou-se a  igreja na cidade de Araras - SP,  que mais tarde foi fechada,  sendo reaberta com o Miss. Paulo Davi e hoje já se tem  um templo próprio. Na cidade de S. João Nepomocemo foi enviado o Presbítero Osvanir  dando  inicio a uma pequena igreja no Estado de Minas Gerais.   Já no ano de 1993 no Estado de Tocantins nas cidades de Taquaralto e Palmas. Em 1996 na cidade de Itápolis - SP  foi implantada  a ICPB e nesta mesma  época nasce a igreja em Alto Garça - MT. Em 1997 nasce a igreja no Apuí no Estado do Amazonas.  No  o ano de 1992, o Denemi já gozava de um bom prestigio em toda igreja nacional, devidos aos novas trabalhos abertos e de um bom desempenho que o Pr. Ademir Osmar dos Santos vinha realizando no Denemi. Na 22o Convenção Nacional realizada na cidade de Paulo Afonso - BA, nos dias  18 a 23 de Janeiro de 1993, foram proposta a eleição da nova diretoria  para  os  4 anos seguintes. O Pr. Ademir Osmar dos Santos foi reeleito, e para  ocupar o cargo de vice diretor o Presbítero José Carlos Faria Dorta, 1o Secretário João Evangelista Francisco, 2o Secretário Antônio Jesiel de Souza, 1o Tesoureiro  Pr. Valdomiro de Abreu e o 2o tesoureiro Pb Luiz Antônio.

 

Perua Kombi  Missionária 

A  Kombi era do  ano 1982 ano de fabricação, ela foi comprada em 1991 e em 2 anos mais ou menos rodou 140 mil quilômetros, um detalhe o motor à diesel 
um fato, inédito, que foi feito que o Pr. Ademir pediu para os irmãos da igreja , após o culto, saírem e colocarem  as mãos sobre a a perua Kombi e consagra-la  para a obra do Senhor, fato esse que nunca se tinha feito isso antes, não depois nestes quase 50 anos de ministério
Vale também ressaltar que a última viagem que foi feito foi pra Marcelândia no norte do Mato Gosso ida e é volta 5.200 km há media em km era de 60 km por horas.

 

Novo Diretor

No mês de março de 1994  o  Pr. Ademir Osmar dos Santos deixa o  seu cargo, e para  assumir o seu lugar o presbítero José Carlos Faria Dorta por ser o vice diretor. O Denemi passou a ter a sua  sede em Monte Sião - MG.

  

3° Diretor Pr. José C.  Dorta - 1994 a 2005

   

Diretoria do Ano de 1993 – Em pé - Pd Luiz Antonio – Diac Antonio Jesiel – Pr.João Ev.Franciso – Pr.José Carlos Dorta – Pr.Valdomiro de Abreu

 

O novo diretor de Missões sentiu que Deus estava  lhe  chamando  para  um trabalho mais amplo e árduo. O Denemi precisava de uma nova estrutura. Foi a partir daí que, o novo diretor informatizou o departamento e abrindo novas frentes de trabalhos. Chega o ano de 1997, na Convenção Nacional realizada na cidade de Mogi Guaçu - SP, nos dias 14 a 19 de janeiro  o Denemi tem uma nova diretoria  composta pelos seguintes membros: O presbítero José Carlos Faria Dorta é reeleito e para  o cargo de vice diretor Pr. Agenivaldo Almeida Silva. O diretor eleito nomeou para  ocupar o cargo de 1o secretário o Diac. Naor de Souza, 2o secretário Daniel de Souza  Sá, 1o tesoureiro Antônio Jesiel de Souza de Oliveira e 2o tesoureiro  Oseias de Souza Moraes.   Tempo mais  tarde o 1o secretário entrega  o seu cargo e assumindo o seu lugar o Evangelista Paulo Couto, da cidade de Mogi Guaçu. Nesta época o  Denemi sustentava  20 frentes de trabalho em diversos lugares do Brasil, inclusive 3 igrejas no Uruguai

 

Diretoria de 1997 – Mis. Rui Valin – Diac Naor de Souza – Diac. Daniel de Souza – Diretor Pr. José Carlos – Diac Antonio Jesiel   - Vice Diretor Pr.Agenivaldo

 

 

Com as mudanças ocorridas na Convenção Geral de 2005 o Denemi passou por uma importante modificação. Deixava de ser departamento e passava a ser secretaria (SENEMI). Com esta mudança  o diretor seria nomeado e não eleito como era anteriormente, mas suas finalidades continuariam as mesmas. O Pr. Lourival Nieddu assumiu a Senemi nomeado pelo Rev. João Batsiata Guimarães e ficou a frente do trabalho  por  três anos, deixando essa responsabilidade para fazer a obra missionária na Itália.

 

4° Diretor Pr. Lourival Nieddu  - 2005 a 2008 -

A Senemi ficou sem secretario durante um ano e suas atividades assumidas pelo  Rev. Jão Batista Guimarães. No dia 19 de Julho de 2009 o Reverendo Daniel A.Silva eleito nomeia o Pr.Marcio Amorim, que seria o 5º Dirigente de Missões  e  o 2° Secretario nomeado. Com a nomeação do Pr.Marcio Amorin a Senemi estabelece  os novos representantes de missões que foram levantados a pedido da Senemi e o grande projeto “ICPB nas Capitais” que teria como alvo 13 capitais do Brasil que não tinham a ICPB. E em um período de 2 anos foram abertas várias frentes de trabalho em todo o Brasil.

 

5° Diretor - Pr.Marcio Amorin - Desde 2009

 Com a presença do Pr. Ceferino na ICPB  a Senemi concretizou-se definitivamente a ICPB na Argentina,e a decisão da organização assim  da sua primera  Convenção, hoje conta com 8 igrejas organizadas. No Chile 1 igreja, na Colômbia 3 Igrejas, na Itália 3 Igrejas, no Sudão do sul, 2 igrejas, no Uruguai 8 Igrejas, na Venezuela 2 igrejas, Tribos Kaigangs 3 Igrejas, e ainda supervisiona e sustenta que estão ligadas a Senemi 32, mais 34 em parceria.  Graças ao empenho do Pr.Marcio Amorin, Secretario de Missões foi possível uma nova e abrangente Visão Missionária na ICPB, e também novas frente de trabalho em muitas cidades do Brasil e algumas  igrejas que estavam com as portas fechadas  foram reabertas. Nessa dinâmica  podemos dizer que a Senemi tem plantado uma boa semente e tem colhido os bons frutos. . Hoje a Senemi é um órgão bem conceituado  dentro da I.C.P.B,  no Brasil e no exterior.

 

 

 

Diretores do SIM  (Secretaria Internacional de Missões)

 

 

              

Antigo logo e a bandeira  do Denemi -                 Novo Logotipo da Senemi

 

 

 

          Secretária Internacional de Missões

 

Histórico Escrito por Pr.Agenivaldo Almeida Silva – Ano de 1999 Corrigido em 2016