Translate this Page
Sobre o Site
Gostou do Site?
Gostei
Não Gostei
Ficou Bom
Ruim
Precisa melhorar
Precisa Divulagar
Ver Resultados

Rating: 2.1/5 (164 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                          

 

 

 

 


 

 

 

  

 

 


XIII) - Estado de Mato Grosso do Sul - MS
XIII) - Estado de Mato Grosso do Sul - MS

CAMPO DE TRÊS LAGOAS - MS

Fundação: 1959
Fundador: Pr. Rui Barbosa Valim

 

                                                                Pr.Rui Barbosa Valim - Fundador 

 

  Rui Barbosa Valim, um convertido muito    animado da igreja em Santo André (SP),  enquanto trabalhava numa fábrica de vidros e orava, sentia Deus falando ao seu coração para ser um pregador do evangelho de Jesus. Na ocasião abriu a Bíblia e encontrou no livro de Ezequiel Deus falando sobre o atalaia e o seu dever de ir pregar o evangelho. Desassossegado, Rui foi conversar com o Pr. Ernst Grimm que lhe disse: “Continue falando, fale para todo mundo, fale nas ruas, nas praças e aonde for preciso”.
Naquela época, a igreja, já por três meses, orava para Deus enviar um pastor ao Mato Grosso e abrir um trabalho neste estado. Numa quinta feira à noite o missionário Ernst Grimm foi falar com o Diácono Rui, dizendo-lhe que ele fora o escolhido pelo Espírito Santo de Deus.
Perguntou-lhe: “O irmão está disposto a ir”? E ele respondeu: “Olha, apesar das dificuldades que tenho, eu não ser formado, não ter tido a oportunidade de ir à escola, mas se fui escolhido pelo Espírito Santo isso é para mim um privilégio e eu não posso recusar”.
O Pr. Ernst orientou-o que falasse com a irmã Clarice para ver se ela estaria disposta a acompanhá-lo nesse trabalho e ela prontamente aceitou o desafio. O irmão Rui advertiu que eles não teriam sustento, pois a igreja em Santo André estava iniciando e tinha poucos recursos. A irmã Clarice comentou que Deus providenciaria o sustento.
O missionário Horácio Ward (fundador da ICPB), Pr. Ernst Grimm mais o obreiro Rui Barbosa partiram dia 8 de maio de 1959 num avião, passando quase o dia todo voando até chegarem em Três Lagoas.
Lá chegando, foram a pé para o centro d
a cidade, que na época não era uma cidade grande como hoje. Dirigiram-se para o Hotel Paulista onde ficariam hospedados. Ainda naquele dia, foram à praça principal (Praça do relógio) e realizaram o primeiro culto ao ar livre. Nos primeiros cultos, uniu-se à ICPB o irmão Manoel Faustino de Souza (presbítero em Três Lagoas) vindo de outra denominação e seu cunhado Manoel Quintiliano Anézio.

No terceiro dia, o Pr. Grimm retornou a São Paulo e o missionário Horácio Ward ficou um pouco mais de tempo. O jovem missionário Rui continuou com o trabalho de evangelização na praça todos os dias às 18h, pois não tinham dinheiro para alugar um salão.
Já no quarto dia naquela região, um senhor de posição na cidade estava assistindo ao culto e aceitou a Jesus Cristo. Tratava-se de José Gonçalves, contador na Prefeitura. Quando terminou o culto ele foi conversar com o irmão Rui e disse que gostaria de apresentá-lo ao Prefeito.
Foi levado ao seu gabinete e depois de uma agradável conversa, o prefeito mandou chamar o engenheiro e disse: “Leve esse pregador no carro e procure o melhor terreno que a prefeitura tiver disponível. Vamos dar uma força para esse homem de Deus”.
Aquele dia foi um dia muito especial para o missionário Rui Valim.

 

                          

                                       Pr.Agenor realizando batismo em 1965

 

Depois de escolher um terreno de esquina ele voltou para o hotel alegre, jubilando, pois estava vivenciando as primeiras das muitas intervenções de Deus em seu ministério pela fé.
Após cinco dias no hotel, o irmão José Gonçalves convidou o irmão Rui para ficar hospedado em sua própria casa e ainda pagou todas as despesas do hotel.
O irmão José ainda lhe perguntou o que mais ele precisava e o irmão Rui respondeu que necessitava de um salão para realizar cultos e também de uma casa alugada para que sua família viesse morar com ele. Em menos de 2 horas ele havia arrumado a casa e um salão na rua Dr. Oscar Guimarães, 553. Foi neste salão que a ICPB deu seus primeiros passos naquele estado. Quando tudo estava pronto, o irmão José novamente perguntou se ele tinha carência de algo mais, e o missionário Rui respondeu que precisava buscar sua família, mas não tinha dinheiro para ir a São Paulo. Com isso, o irmão José Gonçalves fez uma ligação para o Exército e conseguiu-lhe uma passagem aérea e assim ele pôde voltar a São Paulo a fim de buscar a família.
Com a esposa e duas crianças, uma de 2 anos e 4 meses e outra de 4 meses, partiram uma semana depois para o Mato Grosso em outro avião, mas não sabendo como explicar a maneira como o dinheiro das passagens chegaram em suas mãos. Toda a família dependeria de Deus, vivendo pela fé.
Durante 6 meses, todos os dias quando o relógio da praça central batia 18h, lá estava ele realizando um culto de evangelização e em seguida, no salão. Realizava cultos de pregação da palavra de Deus, os quais eram acompanhados de constantes visitações nos lares, contribuindo para o estabelecimento da igreja.
Depois de realizar batismos nas águas em três ocasiões, o pequeno grupo começou a construção do templo. O irmão Eduardo fazia a parte de pedreiro e o irmão Rui trabalhava como servente.
Com dificuldades financeiras para a construção, o missionário Rui teve que arrumar um trabalho, mas faltando a alimentação, junto com a esposa, oraram para que Deus suprisse as necessidades. Enquanto sua esposa ficou orando o irmão Rui desceu a estrada sem asfalto. A tarde já se fazia cair, quando de repente uma pessoa vestida de branco lhe disse: “Você está precisando de alguma coisa”. E num movimento rápido colocou no bolso do seu paletó alguma coisa, quando o Rui foi falar com essa pessoa, ele não o viu mais. Num lugar mais claro o irmão Rui foi verificar o que ele colocara no bolso, era um dinheiro - a nota mais alta da época.
Na tarde do mesmo dia chegando à praça para o culto rotineiro, o irmão Rui pulava de tanta alegria. Naquela noite 13 pessoas aceitaram a Jesus como Salvador pessoal. Retornando ao seu lar disse à esposa: “Pode parar de orar; Deus já supriu nossas necessidades. Vamos agradecê-lo”!

 

 

                                                         Pr.Moacir Alvarenga Ribeiro

 


Foram ao mercado municipal e compraram os alimentos necessários. No outro dia aquela alegria se transformou em tristeza, pois ele não havia tirado o dízimo daquele valor. Nada consolava seu coração triste e pedia perdão a Deus em muitos momentos. Foi então que resolveu orar para que Deus suprisse mais esta sua necessidade para dizimar. Ao dar uma volta de bicicleta, entrou em uma estrada de areia a roda derrapou, desenterrando uma nota com a qual cumpriu o desejo de seu coração. Ah, se nos tempos atuais os crentes tivessem o mesmo peso na consciência!
O templo, medindo 5m X 8m, foi finalmente inaugurado dia 14 de maio de 1961 para acomodar cerca de 40 pessoas.

 

                             

                                                                                   Inauguração do templo - 14 de maio de 1961

 

   Nesse tempo, Deus abençoou muito a igreja,    sinais e maravilhas eram realizados, almas      eram salvas e batizadas nas águas e com o     Espírito Santo. Dentre algumas pessoas que muito trabalharam na formação da igreja está a irmã Anália Francisca Gonçalves (mãe do irmão José Gonçalves) que doou muito de seu tempo e trabalho ao Senhor.
No ano de 1961 o missionário Horace Ward foi até Três Lagoas e pediu ao Pr. Rui para começar um outro trabalho, desta feita no Estado do Paraná. Houve oposições quanto à sua partida de Mato Grosso, pois o povo amava muito este obreiro. Com lágrimas nos olhos, deixou Três Lagoas com destino ao Paraná, mas satisfeito por saber que deixara uma obra realizada e seguia para outra região em cumprimento á  vontade de Deus.
Outros pastores que lideraram esta igreja foram: Enok Alexandre de Luna, Rui Ramos, Noé de Barros da Silva e Moacyr de Alvarenga Ribeiro,  desde 26/12/1974.

 

        

                           Templo Sede de Três Lagoas - MT - Inaugurado em 14 de Maio de 1961